15.3.11

primeiro ano: 1994

O álbum da vida

A vida se torna especial e rara
quando a cobrimos de fotos
feito um álbum,
os momentos são as fotos.
Momentos simples que tornam
a vida um pouco mais feliz
e nos mostram como é bom estar vivo
para poder vivê-los e apreciá-los depois.
Simples como uma noite de lua cheia,
um por-do-sol ou nascer do dia,
uma criança brincando,
um arco-íris brilhando no céu...
coisas que nos fazem sentir
que a vida está presente
apesar dos momentos tristes e sôfregos,
que às vezes passamos durante 
a caminhada para a eternidade.
Se um dia, quando você vir a aurora despontando
esse é o momento de agradecer
por todos os momentos já vividos
e que com esse novo dia
vivamos outros mais ainda.
22.04.94


Ser uma nuvem

Analisando um pouco 
as várias coisas que gostaria de ser, 
descobri uma que se destaca: as nuvens.
Gostaria de ser como uma nuvem no céu azul, 
que passa veloz de dia 
e se juntando com algumas outras 
vai se transformar na salvação do nordeste seco. 
E quando se dissolve 
se transforma num floco de neve, 
passando displicente pelo céu azul vai percorrendo 
lugares longínquos, lugares com desertos imenso 
e tristes plantas no tórrido horizonte. 
Luz no fim da tarde, 
que misturando as cores faz surgir 
um lindo arco-íris enfeitando 
assim a fronte como flores 
e as nuvens continuam correndo, 
sem parar,  assim também passa o dia que traz 
a noite, tudo escuro, 
mas eis que surge por trás de mim, a esplêndida lua. 
E eu sou uma simples nuvem branca 
feito um floco de neve, 
aí está a maravilha de ser uma nuvem. 
Ah, se eu pudesse!
22.04.94


Flores – Momentos

Caminhando tranquilamente ao longo da noite
e como um jardim de flores
as estrelas brilham sob mim.
Vou pensando sobre a minha tão insignificante vida.
Tantos momentos despedaçados
feito flores jogadas ao longo do caminho
e já sem chance de recompor elas,
encontram-se jogadas e murchas na estrada
longa e insignificante de minha vida,
são como cruzes ao longo do caminho,
mas são simples flores-momentos.
Uns já esquecidos e ressequidos.
Outros muito vivos, mas já encardidos
de tanto pensar se poderiam ser revividos.
Flores jogadas no longo caminho, flores-momentos.
Eu continuo caminhando e é como se fosse passando
ao meu lado cruzes-flores-momentos
esquecidos, encardidos, recentes e ressequidos
e durante este caminho que percorro,
transformo-me também em flor jogada,
pétala despedaçada e momento esquecido.
30.04.94


Fonte de inspiração

A noite me faz sentir inspirações
igual o sono traz os sonhos.
Me sinto flutuar por entre a bruma,
luz e bolhas de sabão.
Escuridão filtrada pela luz
da infinda lua prateada
e eu vou voando em direção à lua.
Durante esse caminho aparecem
milhares de flores perfumadas ao lado
que me fazem redescobrir
o verdadeiro sentido do prazer.
Na minha cabeça passam frases entrecortadas
feito os últimos raios de sol.
Entre as nuvens do horizonte vou flutuando,
voando, tentando me aproximar de algo,
não mais a lua prateada,
mas algo que não reconheço.
Embora saiba que está lá.
Sinto as flores acariciando meu rosto,
mas sei que já estou perto.
Então me deparo com o meu próprio coração
e percebo que ele é minha
eterna fonte de inspiração.
18.05.94




Suspensão

O mundo gira, mas o ar está suspenso.
Algo está por vir e sente-se no ar.
Vem ao longe, mas se vê bem perto por trás das sombras.
E logo a árvore não mais a cobrirá,
nem a nuvem a esconderá, breve se sente o instante.
Corações se voltam para vê-la,
apenas por aquele instante
que se torna único e raro, dependendo da emoção.
Suspensa no tempo então fica a nossa respiração
enquanto não surge o que de belo esperam ver.
Então eis que enfim sente-se uma luz ofuscar os olhos
e as sombras por entre os raios de prata desaparecerem.
A deusa e esplendorosa lua por fim surge iluminando
a terra com seus encantos de formas prateadas.
E nós, simples mortais neste instante dourado
ficamos completamente encantados.
24.05.94



Tentando te esquecer

Um não, uma palavra.
Isso é tudo que me basta
para tentar te esquecer, mas seu olhar me maltrata
e não quer me responder.
Então vou te seguindo em busca da solução,
para tentar aplacar a minha triste solidão.
Se ao menos você me dissesse
uma simples palavra de afirmação ou de negação.
Eu ficaria mais resolvida a te esquecer,
mas não, você nem me dá atenção
para chegarmos a alguma solução.
Parece até que gosta de me ver ali aos seus pés,
como que pedindo só um cantinho,
só um pouquinho do seu coração.
14.06.94


Apenas um momento
Foram tão poucos os instantes que passei 
junto de você.
Não contando as horas, mas sim o que senti
com você perto de mim, não consigo nem expressar.
Foi algo tão sublime, poucos instantes apenas,
mas algo tão maravilhoso 

que nem palavras
conseguem traduzir.
A sensação de estar em seus braços,
indescritível e inesquecível.
Algo que talvez você esqueça, mas eu...
Não, talvez nunca mais.
Que destino será esse que coloca você comigo
apenas um momento e depois leva-o,
me deixando sozinha.
Ansiando seus toques sobre meu corpo.
Então foi apenas um momento e tudo
será esquecido, mas por quem, eu ou você?
20.08.94


A vida verdadeira

Eu sou uma poetisa,
mas não conheço a vida verdadeira.
Sonho uma infinidade de coisas
e nunca encaro a vida verdadeira.
Amo mas não sei se sou amada,
então não conheço a vida verdadeira.
Será que essa vida verdadeira que eu tanto busco
se encontra em mim mesma ou está a minha volta?


 Desejos

Eu desejo que a vida brote
apesar da morte.
Que os sonhos se realizem
apesar da vida rolar.
Que a alegria perdure
apesar da tristeza aparente.
Que a solidão não resista,
pois nesse mundo nenhum homem é uma ilha.
28.09.94





Vida e morte

A vida sempre ressurgirá apesar da morte aparente,
o sol sempre se esconderá na hora do sol poente,
mas sempre surgirá na aurora seguinte.
Existe um encanto mágico entre morrer e ressurgir,
porque morrer não é morrer
e ressurgir é novamente nascer.
No encanto de morrer e ressurgir
encontra-se a ínfima eternidade.
08.10.94


Vida de cidade do interior

Vida de cidade do interior é um terror.
Essa vida escapa por entre a mãos e vai cair,
feito areia no chão.
Não se encontra um sentido verdadeiro,
tudo é muito corriqueiro e 
só se enxerga o vazio à frente.
A aurora não representa um novo amanhã,
mas uma manhã igual a anterior,
sem perspectivas de um futuro promissor
só existindo a razão de ser
uma cidade do interior.
14.10.94




Tudo passa

A vida se transforma
o tempo passa.
As luzes brilham, o coração envelhece,
ficando somente saudades.
Saudades mortas, tristes e apáticas.
As estrelas cintilam.
Tudo passa, apenas o brilho fica,
o brilho do sol, da lua e das estrelas.
29.10.94


Um quadro

Gostaria de ser um pintor para conseguir retratar
todas as belezas do mundo, simples e lindas
na sua razão de serem únicas.
Toda a natureza comporia um lindo quadro
emoldurado com uma rosa branca a desabrochar.
O universo seria uma única estrela n
o céu escuro a brilhar.
Com o tempo talvez não exista um perfeito quadro,
um rio límpido e claro a correr 
mansamente pelo prado
ou então um casarão em um jardim vazio.
E o amor como retratar esse sentimento ?
Que às vezes é calmo e puro feito uma flor,
já outras é fulminante e enlouquecedor como a dor.
Só a natureza, o universo e o tempo
conseguiriam retratar tal amor.
Em um simples quadro emoldurado
veríamos um por-do-sol escondido
entre os galhos de uma árvore coberta de flores,
fazendo assim sentirmos
a necessidade de compartilhar 
o momento com alguém especial.
Seria esse o amor.
06.11.94





Alguém em algum lugar

Se um dia o céu amanhecer frio e escuro,
sem prenúncio de um raiar do sol,
tentarei lembrar que existe alguém em algum lugar
que odeia as nuvens escuras apenas por
impedirem de deixá-la sair para futilidades.
Tentarei lembrar que existe alguém em algum lugar
que anseia por uma nuvem escura
trazendo assim um pouco de esperança.
Tentarei lembrar também que não devo permanecer
o dia inteiro dentro de casa
só porque o sol não raiou, devo sair ao vento, 
sair ao mundo.
E agradecer de coração por um dia o céu
amanhecer frio e escuro, pois esse é o sinal
de que existe alguém em algum lugar
que consegue chorar e ficar triste por nós
aqui do mundo, porque existem pessoas
que não percebem aos outros e nem a si mesmo.
24.11.94


A mizade
M elhor parte na vida e no coração
I nspira compreensão, amor, cumplicidade,
Z elo pelo amigo.
A amizade é fundamental para todos nós
D ela nós recordamos o coração sempre alegre,
E ntão que felicidade imensa ter amigos.


Amor

Amor é fogo e calor,
é solidão e multidão.
Loucura e razão,
vazio e imensidão.
Amor é amizade e paixão, confissões e brigas,
descontrole e calma,
alegria e tristeza.
Confiança e destruição.
Amor não existe maior do que o de cada um
ser apaixonado, amante e enamorado.
25.11.94





Saudade

Saudade cheiro de lembranças distantes
que perfumam o ar na solidão
tentando transformar nossos dias em doces
reencontros, cheios de emoção.
Brisa melancólica traz a saudade,
fazendo os dias transformarem-se
em perfumes carregados de sensações passadas,
esquecidas no passado.
Mas que recentes perfumam o ar,
lembrando reencontros distantes.
14.12.94




Ensinos para a vida

Sozinho, o professor relembra os antigos dias
que passaram voando.
Foram aulas dadas com amor e dedicação.
O suor do rosto
e o sangue das veias foi dado com esforço,
sem ser compreendido, pois os alunos não entendiam.
A razão de tanta dedicação,
não compreendiam que a vida do velho professor
estava entre os livros e os alunos.
Sozinho, ele relembrava dias
antes cheios de alegria, movidos pelo estudo.
Agora não restava mais nada,
apenas rostos e nomes na lembrança.
Nomes que se perdem em rostos.
Rostos que não se conhecem
e que já esqueceram do professor,
aquele que tanto ensinou-lhes para a vida.
15.12.94



 


 

Um comentário:

  1. Essa poesia eu tenho a honra de dizer que vc fez pra mim,há muito tempo,guardo até hj,sempre amei suas poesias,sou sua fã,amiga,bjos!

    ResponderExcluir

Agradeço por sua sensibilidade ao se expressar nesse espaço